visão em 5D e matriz multidimensional
 
 
A Plênita desenvolve um plano de Gestão em 5D, de extrema utilidade à coordenação das diversas frentes da empresa: produto perante o mercado, produção e vendas, gestão dos profissionais através da otimização de suas competências, etc.

Para obter a visão 5D, a Plênita utiliza a Matriz Multidimensional, uma ferramenta exclusiva capaz de mapear a vitalidade e a resiliência, ou a capacidade de adaptar-se às mudanças, de qualquer sistema, seja de uma pessoa, seja de uma organização. A Matriz é de dimensão exclusiva do Gestor e permite mensurar o imponderável, ou o que normalmente foge de medições objetivas.

Usada em nossos produtos (Perfis), a Matriz Multidimensional, baseada na Teoria da Abrangência, define com objetividade as mudanças que devem ser delineadas para que o sistema sobreviva e prospere. Ela lida com características como: motivação (individual, em grupo e institucional), comunicação (solução prática, troca de informação e fonte de conteúdo) e ação (em público, individual e em grupo). No conjunto, entre redes e espaços, é possível definir o poder de liderança e a capacidade criativa do sistema.

O grande diferencial da Matriz Multidimensional é sua visão de conjunto. Todas as características da organização, ou da pessoa, são mensuradas e expressas graficamente. Em posse da matriz e de sua análise, o empresário saberá como posicionar sua empresa e seu grupo de colaboradores, assim como os próprios colaboradores saberão em que áreas funcionam melhor e como otimizar suas potencialidades.

A Matriz (acima) se expressa por meio de nove quadrantes, dispostos em colunas verticais e horizontais.

As colunas verticais mostram a atuação e a eficiência dentro de certo local.

O primeiro Espaço é o Virtual, pois não produz nada material e é destinado à criatividade e ao gerenciamento. Nesse espaço normalmente o profissional atua sozinho e assume a responsabilidade pelas decisões gerenciais tomadas.
A existência no Espaço Virtual depende de três quadrantes:

  • Motivação Individual
  • Ação Individual
  • Comunicação/Fonte do Conteúdo

  • A relação com estes quadrantes depende exclusivamente da pessoa, pois, para fazer algo sozinha, ela precisa de motivação própria e usa como subsídio uma fonte própria de conhecimento.

    O segundo Espaço, o Operacional, é destinado ao trabalho conjunto, desenvolvido por um grupo de pessoas habilitadas a executar as atividades. O Espaço Operacional evidencia-se nos seguintes quadrantes:

  • Comunicação/Solução Prática
  • Motivação em Grupo
  • Ação em Grupo

  • A existência produtiva do grupo envolve atividades que necessitam de soluções rápidas e compreensíveis a cada participante da equipe. A motivação decorrente do grupo mantém a produção em funcionamento.

    O terceiro Espaço é o de Contato com o Cliente, um setor, portanto, que lida com o público e exige capacidade de comunicação, para que as informações necessárias sejam obtidas pela instituição e passadas para o cliente. O Espaço do Cliente aparece nos seguintes quadrantes:

  • Ação em Público
  • Comunicação/Troca de Informação
  • Motivação Institucional

  • A atuação acontece pela ação da pessoa, mas sempre com a proteção da instituição que representa e com o uso de diálogo, que pode ser estabelecido com um público desconhecido.

    Além da análise das colunas verticais, existem as linhas horizontais, que indicam as Redes Gerenciais. As informações contidas nas redes demonstram a capacidade de ter uma visão de conjunto, ou seja, a potencialidade de abranger todos os espaços num sistema independente, por intermédio de três áreas ou redes:

  • Rede Material: mostra a possibilidade de demonstrar poder pela atuação individual, sem depender dos outros ou do cargo ocupado.
  • Rede Intelectual: mostra a possibilidade de exercer poder sobre o grupo enquanto uma autoridade intelectual, que surge da competência profissional.
  • Rede Institucional: mostra a possibilidade de tornar-se uma autoridade institucional.

  • O conjunto das três redes define o poder de liderança e a capacidade criativa de uma pessoa.

    A Matriz é avaliada por faixas energéticas, que são calculadas de acordo com as respostas de um simples questionário.
    ©  2013  Plenita Consultoria    |    todos os direitos reservados
    design: Figura2    |    programação: Foxwork